Saudade … ou nostalgia ….




Dizem as madrinhas que ando meio tristonho e assustadiço. Escondo-me e não me aproximo tanto delas …. 

Se calhar é bem verdade, apetece-me mais estar sozinho e sossegado no meu canto a pensar nos bons momentos que passei. Não é que agora não tenha momentos bons, como vos referi anteriormente, há momentos na vida de um gato de rua que são fantásticos, que nos dão uma liberdade imensa, sentir o fresco matinal de um dia de primavera ou verão no pelo e poder correr, saltar muros e cercas, brincar e caçar pela calada da noite ou no lusco-fusco. 

“Se calhar tem saudades!” dizem as madrinhas. 

Saudades?!! O que é isso? questiono-me. 

Resolvi procurar na internet (uma das vantagens de ser um cibergato), qual o significado e entender porque razão ligavam esta palavra a mim neste momento. 

Ui …. Não sei mesmo se alguma vez procuraram o significado de saudade na net …. É um mundo de coisas… desde poemas, a frases, a música, há uma infinidade de textos e “dizeres” sobre o tema, é mesmo uma perdição! 

Mas no meio de tudo, lá encontrei uma definição (na Infopédia, Dicionários Porto Editora) que dizia o seguinte: 

“sentimento de mágoa, nostalgia e incompletude, causado pela ausência, desaparecimento, distância ou privação de pessoas, épocas, lugares ou coisas a que se esteve afetiva e ditosamente ligado e que se desejaria voltar a ter presentes” e ainda “morrer de saudades = sentir muito a falta (de)”. 

Fiquei banzado…. De que foram é que um gato de rua, como eu, pode sentir saudades? Não entendia muito bem e resolvi pesquisar mais um pouco… 

Como já referi, encontrei imensas frases, poemas, músicas e muita coisa relacionando saudade ao povo português. Talvez porque é um povo que tem muitos emigrantes pelo mundo e estes sentem precisamente a falta do seu país natal, do lar da sua família, das tradições e costumes das suas gentes. 

Será uma palavra exclusivamente portuguesa? Há quem defenda que sim, mas muitos referem que não, apenas não existe tradução à letra para uma mesma palavra noutras línguas, é um sentimento que terá de ser traduzido por uma frase ou duas …. alegam estes últimos. 

Enfim, é o que dizem, mas o que me fica é essa história de ser um sentimento, algo que toca cá dentro e é difícil de explicar, algo que dói, que provoca uma certa tristeza …. e recorrentemente encontrei outra palavra associada a saudade que é nostalgia …. 

Será que o que sinto é mesmo isto? Por vezes fico a pensar em bons momentos que passei nas minhas ferias, da companhia que tive e sinto um aperto cá dentro que não quer sair, mas por outro lado também sinto uma certa alegria por ter tido esses momentos e poder recordar-me deles. Fico na espectativa de que eles se irão repetir e enquanto isso vou ronronando por aí, saltando muros e dormitando ao sol. 

Quando o reencontro se dá, a alegria é muito grande e parece que o mundo explode de cor e de sol, aquela luz que nos aquece cá dentro, mesmo no centro do coração e que nos dá uma felicidade imensa. 

Sim, sou um gato sentimentalista, dirão vocês e com razão. Mas se não o fosse, também não sentia esta vontade de partilhar convosco estas minhas crónicas. Limitar-me-ia a dormitar ao sol e passear-me por aí, miando … 


Comentários

  1. Miau Miau :D

    Um texto que nos faz refletir sem duvida e que gostei de ler venham mais e repletas de sentimento.

    Bjs e muitos banhos de sol

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares