Leitura para férias "Memórias de um gato viajante" de Hiro Arikawa

 


Estamos numa época em que quase todos estão de férias. 

Por esta razão lembrei-me de vos dar um conselho útil, levem um livro convosco. Os livros são boas companhias e nada melhor do que nos tempos livres ler um pouco. 

O meu irmão Camilo, que vocês bem conhecem,  deve o seu nome ao famoso Camilo Castelo Branco, e o nosso irmão Eça (que desapareceu novinho) ao, não menos famoso, Eça de Queiroz. Assim pertenço a uma família de gatos escritores e apesar do meu ar de duquesa não deixo de ter a minha cota parte de gosto pelas letras e pela dança que elas fazem quando se juntam. 

Pois bem, tenho seguido o conselho do Camilo, sobre a importância de ler bastante e como tal, hoje quero deixar-vos uma sugestão para férias: 


"Memórias de um gato viajante" de Hiro Arikawa

Este livro conta-nos a história de um gato de rua, Nana, que é adotado e viaja pelo Japão, sentado no banco da frente da carrinha do seu querido dono Satoru. 

A viagem, através das belas paisagens japonesas é contada através de dois narradores, um na terceira pessoa que vai contando os acontecimentos e o desenvolvimento da mesma e e o outro na primeira pessoa, ou seja do ponto de vista do gato, onde este comenta sobre o relacionamento humano-gato. Um gato bastante observador e humorista, o que torna a narrativa divertida.

A escrita é bastante simples, e a historia que se desenrolava diante dos meus olhos nada tinha de especial, um homem jovem que tem um gato, apanhado da rua, e que resolve viajar (por um motivo que, inicialmente, não se sabe qual é ) e leva o gato consigo.

Nana é um gato muito perspicaz e com um sentido de humor muito bom, pelo que nos vamos divertindo com as suas expressões e opiniões.  

Os sentimentos de amizade, bondade e sinceridade estão muito presentes neste livro e a  pouco e pouco vamos começando a perceber o porquê desta viagem, e o que move Satoru e Nana pelas terras do Japão, 

O final chega de uma forma dura e comovente, como a demonstração do verdadeiro sentido da amizade.

Recomendo a qualquer leitor e imprescindível para quem gosta de gatos, para quem, como eu, gosta de ler um bom livro  e perceber o que nós, felinos, pensamos e sentimos em relação à alma humana, ao valor da amizade dono-gato.

Boas férias e boas leituras 


Comentários

Mensagens populares